Aparecida

Conheça os pontos turísticos

da cidade

SANTUARIOAPARECIDA-960x525 (2)

A Segunda maior basílica e o maior santuário Mariano do mundo, a igreja foi construída em 1955, em estilo neoclássico, para abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Semttulo2_auto_x1

Marco religiosos da cidade, a igreja, construída em 1745, em estilo barroco foi a primeira a abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida. É um dos monumentos mais visitados de Aparecida e considerado um símbolo de fé pelos devotos.

Semttulo3_auto_x1

A Sala das Promessas foi feita para receber os ex-votos, que são objetos, fotos, cartas e testemunhos de fé dos devotos, que são formas de homenagear e demonstrar a devoção à Mãe Aparecida.

Semttulo5_auto_x1

Para melhorar o acesso dos peregrinos no trajeto entre as duas basílicas, o Santuário conseguiu o apoio do Governo Federal para a construção de uma passarela. A passarela da Fé foi inaugurada no dia 19 de dezembro de 1971

Semttulo6_auto_x1

Inaugurado em dezembro de 2006. Está localizado nos pátios do Santuário Nacional e possui mais de 70 esculturas que representam o nascimento de Jesus, o encontro da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba do Sul e atrações como gruta, cascatas, lago e mirante.

Sem título 4

O local marca o ponto, no Rio Paraíba do Sul, onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada em 1717. O visitante pode ainda fazer um passeio de barco pelo rio.

Semttulo7_auto_x1

Com 680 metros de altura, oferece uma excelente vista da cidade e parte da região. O local é arborizado com gigantescas árvores o que empresta um delicioso perfume às primeiras horas da manhã. No percurso há 13 capelas em estilo neoclássico, antigas, que abrigam os passos da Via Sacra.

Semttulo8_auto_x1

Os embarques e desembarques são realizados tanto na Estação Santuário, situada na Basílica Nova, como também na Estação Cruzeiro, no Morro do Cruzeiro, onde estão localizadas as 14 estações da Via-Sacra.

Semttulo9_auto_x1

O Trem do Devoto, liga o Santuário de Aparecida ao Porto Itaguaçu, local onde foi encontrada a Imagem de Nossa Senhora Aparecida. O trecho é conhecido como Caminho do Rosário e é feito a pé por muitos devotos.

Semttulo10_auto_x1

O percurso é composto de 20 cenários, com um total em 128 esculturas criadas pelos artistas paraguaios Blas e Angela Servín, apresentando os quatro Mistérios do Rosário, oferecendo ao devoto uma experiência de museu a céu aberto.